.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.




"E se encherão os teus celeiros abundantemente,
E transbordarão de vinho os teus lagares" Pv: 3-10.





All Rights Reserved 2010 Copyright © Rose Sousa

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Monogamia. Isso se o homem for inteligente.

 É o que garante uma pesquisa de uma das mais renomadas escolas de economia e ciências políticas do mundo. Para as mulheres, trair não é uma questão de inteligência, apenas de vontade e oportunidade.  Os pesquisadores examinaram os resultados de estudos feitos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha e concluíram que homens com o QI mais alto têm menos tendência a trair suas mulheres. A pesquisa conclui que essa relação entre a fidelidade masculina e a inteligência é um sinal de evolução. Para o homem primitivo, a promiscuidade ajudava a multiplicar a tribo. Para o homem moderno, o mais importante é a estabilidade da relação e a família. Os pesquisadores explicam que os homens mais cultos avaliam melhor os prós e os contras da traição. O estudo explica que isso é uma questão de evolução da espécie. No tempo das cavernas, os homens precisavam ter várias parceiras para gerar muitos descendentes. Ao fazer isso, o seu clã ou tribo ficava fortalecido. Com a evolução da espécie, esse tipo de comportamento se esvaiu, pelo menos em parte.
         Na realidade os cientistas estavam estudando questões ligadas à evolução da inteligência humana. Descobriram que as pessoas mais inteligentes são mais flexíveis, e tendem a ser mais liberais. Descobriu-se também que muitos são ateus, o que leva a crer que pessoas inteligentes tendem a não aceitar dogmas com facilidade.Não generalizando, mas há os que se acham tão inteligentes que querem ser comparados a Deus ou suplantar a Sua soberania”. O achado secundário do estudo é que homens com QI mais alto tendem a serem mais fiéis. Para lembrar: QI (quociente de inteligência).
            Hoje em pleno século XXI  os casais não apreciam mais uma grande prole. O alto custo de vida e os percalços sociais da modernidade têm feito as famílias se encolherem. No Brasil, segundo o IBGE, em dez anos a quantidade de pessoas por família caiu de 3,6 para 3,4. Enquanto isso nos países desenvolvidos há campanhas para que os casais tenham mais filhos, pois há o temor de que a taxa de natalidade diminuída possa prejudicar a densidade demográfica, bem como a economia desses países no futuro.
           Segundo o Psicólogo e Psicoterapeuta Leonardo Fd Araujo, pós-graduado em Psicologia Clínica pela UTP-PR a infidelidade está mais ligada a questões emocionais. Não necessariamente ao QI. Depende de como o homem teve as suas primeiras experiências com mulheres, da forma pela qual ele as vê e trata. Até mesmo o comportamento do homem com a mãe, pois é o primeiro modelo feminino que o homem tem contato na vida. Centenas de casais vivem a "solidão a dois", muitas vezes a rotina os leva à falta de diálogo e entrosamento e, daí a traição.
Há quem diga que: "o homem para trair basta ter uma oportunidade, já para a mulher é preciso haver um motivo". Eu acredito que além dessas teorias a traição está ligada diretamente ao caráter. Da mesma maneira que um indivíduo furta um objeto para satisfazer seu desejo de consumo com uma porcentagem altíssima de lucro, assim é a traição. .Ninguém vê. Nada se perde. Só se ganha. O ladrão só é punido quando é descoberto, evidentemente. Da mesma forma o traidor só perde quando o caso vem à tona. Perde sua família e consequentemente sua dignidade diante dela. E o mais intrigante é que só quando o traidor "perde" é que toma consciência da "burrada" que fez. Aí é que se dá conta do suposto "amor" que sentia pelo cônjuge. A explicação é simples: O indivíduo tem seu objeto de desejo martelando sua mente 24h, nesse período ele esquece tudo! Filhos e esposa; nessa fase de lucubração/utopia, ele só enxerga os defeitos de ambos . Mas quando o fato é consumado e que tudo é descoberto tudo se clareia na mente deste. Porém, pode ser tarde demais. Nem sempre se têm uma segunda chance. Por mais que o parceiro se mostre arrependido, a pessoa traída fica com a impressão de que tal sentimento se deve ao fato de o outro ter sido pego em flagrante e não à vontade de corrigir o erro. Ser inteligente em nossas emoções é saber controlá-las, na bíblia se fala muito de domínio próprio que se aplica explicitamente nesse caso.
Para o psicólogo Augusto cury, o estudo do Q.E (quociente emocional), responsável por medir a capacidade de controle das emoções, responsável por medir a capacidade cognitiva-capacidade de armazenar informações; após várias histórias de sucesso de pessoas que tem Q.E desenvolvida, percebeu que o Q.I não é tão importante quanto o Q.E, então começaram a discutir sobre Q.E. Sendo assim é melhor controlar seus instintos e pensar bastante para não cometer sandices.


  Esse assunto foi notícia, veja abaixo a reportagem de 02/03/2010 do Jornal Nacional:       http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1511244-10406,00-HOMENS+COM+QI+MAIS+ALTO+SAO+MENOS+INFIEIS.html




9 comentários:

  1. Na infidelidade impera o rompante, não é a toa que a Palavra nos diz para "fugir da aparência do mal". Todos são passíveis dessa tragédia, no entanto, o que nos livra é aquilo pelo qual preenchemos nossas vidas. Deus nos sustenta nas provações, mas é preciso estar perto Dele. Parabéns pelo belo texto Rose! Gr. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigada pela visita e pelas palavras q deixaste lá. Vim conferir teu blog e também gostei muito.Textos que nos levam a refletir. Estarei sempre por aqui. Parabéns!Deus continue te abençoando! bjs

    ResponderExcluir
  3. A vida é uma constante , melhor é acreditar que podemos avançar cada obstáculo amiga

    Beijo e um fim de semana de muita paz

    ResponderExcluir
  4. Pode crer amiga vocÊ falou tudo agora rsrsr
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por sua visita no meu blog. Todos os bons pensamentos, vamos ler com prazer!

    ResponderExcluir
  6. Gracias por visitarme, un placer y me quedo contigo.Un beso y buen día.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por te teres juntado ao Life (Life Is a Song) *.*

    ResponderExcluir
  8. Alegria recebê-los e estar com vocês também. Sejam sempre bem vindos!

    ResponderExcluir

Peço desculpa aos queridos amigos seguidores por não poder responder os comentários devido a correria do dia a dia, mas deixo explícito desde já o meu carinho por todos que visitam e comentam minhas postagens. Mas, na medida do possível sempre retribuo todas as visitas, pois adoro desbravar novos caminhos, ampliar meus conhecimentos e interagir com vocês, essas pessoas magníficas que vem depositar aqui, nesse cantinho meu, seu carinho e atenção. Como diz Mário Vargas Llosa, “ Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias. Desde já deixo um beijo de luz e paz a todos vocês meus amigos! Gracias s2